sábado, 26 de junho de 2010

O que entendo por meio ambiente?

Quando criança entendia o meio ambiente como um espaço encantado, onde fadas e duendes viviam em harmonia com plantas e animais. Na adolescência passei a vê-lo como menos magia, contudo ainda o enxergava como um local muito importante, porém, distante de mim. Somente há poucos anos, depois dos 30 anos, compreendi que também sou parte dele.

Atualmente, entendo que o meio ambiente é simplesmente tudo, incluindo os elementos naturais e os criados pelo homem. Do rio à ponte, do ar ao avião, da casa do joão-de-barro ao meu apartamento, do conjunto de cantos do sabiá ao samba. Tudo é integrante do ambiente em que vivemos.

Como preconiza a Política Nacional do Meio Ambiente, no seu art. 3º, meio ambiente é “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

Se absolutamente tudo no planeta terra compõe o meio ambiente, aumenta a responsabilidade do homem na gestão dos recursos naturais, devido à velocidade de consumo destes bens não ser proporcional a capacidade de regeneração da natureza.

Compreender o meio ambiente como um conjunto daquilo que “permite, abriga e rege a vida” é o primeiro passo para mantê-lo e conservá-lo.

Foto: Nascer do sol em Currais Novos (RN) / Ericka Liz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário