sábado, 26 de junho de 2010

Desenvolvimento Sustentável x Sociedade Sustentável

Apesar de aparentemente parecidos, os conceitos de desenvolvimento sustentável e sociedade sustentável são semanticamente distintos.

Segundo Loureiro (2003) , a definição oficial de desenvolvimento sustentável foi formalizada em 1987, no relatório “Nosso Futuro Comum”, na sessão 42 da Assembléia Geral da ONU: “processo de mudança pelo qual a exploração dos recursos, a orientação dos investimentos, as mudanças técnicas e institucionais se encontram em harmonia e reforçam o potencial atual e futuro da satisfação das necessidades humanas” (1991) .

O relatório marcou o movimento ambientalista. A idéia de sustentabilidade apresentada, contudo, é vista por muitos autores como uma falácia do modelo neoliberal, por ser superficial e não impedir o progresso do capitalismo diante da limitação da natureza em repor os recursos que dela são explorados.

As reflexões avançaram e, em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio/92), a noção de sociedade sustentável apareceu no documento “Carta da Terra”.

Para FERREIRA & VIOLA (1996) e FERREIRA (2004) (apud PEDRINI & BRITO, 2006) sociedade sustentável é aquela que “mantém o estoque de capital natural ou o compensa pelo desenvolvimento do capital tecnológico com uma depleção menor do capital natural, podendo assim haver o desenvolvimento de gerações futuras”. Ou seja, o progresso na SS é mensurado pela qualidade de vida em oposição ao simples consumo material.

A visão de uma sociedade sustentável é ainda utópica, porém, instiga-nos a repensar e propor um novo modelo econômico, político e social. É urgente a quebra dos paradigmas capitalistas se quisermos viver, verdadeiramente, com sustentabilidade.

LOUREIRO, Carlos Frederico. O ambientalismo. In: ______. O movimento ambientalista e o pensamento crítico : uma abordagem política. Rio de Janeiro : Quartet, 2003. Cap. 2, p. 17-35.
CMMAD. Nosso Futuro Comum. Rio de Janeiro: FGV, 1991, 2ª ed.
PEDRINI A.G. & BRITO M.I. M. Educação Ambiental para o desenvolvimento ou sociedade sustentável?Uma breve reflexão para a América Latina. Educação Ambiental em Ação, n. 17, 20 p, 2006. In: www.pm.al.gov.br/bpa/publicacoes/ed_sustentavel.pdf. Acesso em 18/06/10.


Foto: Criança do bairro Paneleiras - Vitória (ES) / Ericka Liz

Nenhum comentário:

Postar um comentário